domingo, março 15, 2015

Aonime 2015 - Eu fui!

Aonime, o auto-declarado maior evento de cultura Japonesa do Minho. Bem, vamos lá admitir que não há mais nenhum evento naquela área, ou pelo menos eu não conhecia mais nenhum até me terem sublinhado que tinha havido um em Famalicão. Mas nada disto foi alguma vez impeditivo e lá fui eu com a minha menina. Até porque é sempre bom ter um evento na área onde vivo no momento. Não ter de gastar em transportes e afins ajuda imenso. Se não me engano o Aonime evoluiu de um evento que se passava na Escola Profissional de Braga, o qual nunca tive oportunidade de ir dai não vão haver comparações do antes > depois.

Não foi difícil achar o local do evento e isso ajuda sempre. O bilhete foi apenas dois euros, uma quantia simbólica na minha opinião. O espaço em si era pequeno, mas mais que suficiente para os que foram. Muitas bancas de vendas lá estiveram, a fazer o seu negócio, e poucas outras que não fossem assim. Na verdade, acho que de entre as muitas bancas de merchandize que lá haviam, muito pouca era a seleção pois os artigos eram muito similares de banca para banca.



Eu comprei apenas quatro dados D20 e o Anel de Sauron (em duas versões - Dourada do filme e Negra porque me apeteceu) e fui feliz para casa com eles. Acho igualmente que as bancas pessoais deveriam ter sido colocadas em posições mais proeminentes. Tenho quase a certeza que as lojas não iriam perder clientela por causa disso e talvez aquelas tivessem vendido mais. De qualquer maneira, não sou ninguém para comentar as posições das bancas.

O segundo piso do evento foi devotado aos video-jogos com apenas um canto para workshops. Eram muitas pessoas em pouco espaço, pois muitos eram os aficionados pelos jogos, e os workshops necessitavam do espaço necessário para serem feitos. De minha parte, jogar Street Fighter 2 ou Streets of Rage numa consola sabe sempre bem. Muitas memórias foram feitas a jogar ambos os jogos.

PS. Ensinar a menina a jogar Beat'n'ups para ela não reclamar que eu ganho no SF.


Quanto ao cosplay, pois tal também me interessava, gostei de voltar a ver algumas "velhas" caras e a participação de novas. Tive pena de não tirar foto à Velma de Scooby Doo que por lá andava. Gostei imenso do fato dela, tal como do da Eruka de Soul Eater. Excelso! Adorei também encontrar alguns cosplayers que estiveram na Comic Con do ano passado.

Se o evento continuar para o próximo ano, eu tentarei dar lá um salto, se estiver na cidade.









Pontos negativos (na minha opinião):


A propagação da música do Karaoke assoberbava todo o espaço, incluindo a zona do workshop, que na minha opinião mal se ouvia devido a isso. Compreendi que não havia alternativa pois a própria construção do espaço não permitia um melhor controlo sonoro. Talvez para o ano arranjem alternativa.

Arejar o espaço antes do evento. Isto é obviamente algo que não sei como fazer mas quando lá entrei, pareceu-me que tinha entrado num ginásio que não era aberto há já algum tempo. É verdade que passado pouco tempo, um pessoa habitua-se aquele cheiro característico, mas talvez pudesse ser evitado.

Localização das bancas. Como já referi acima, as lojas de merchandize não vão perder clientela para bancas pessoais e dai talvez houvesse a oportunidade de posicionar as últimas em locais melhores.

3 comentários:

Nuno Ferreira disse...

Em relação ás bancas e ao merchandise em si, eu falei mesmo com o pessoal das bancas e eles disseram logo que não lhes compensava fechar a loja e trazer o stock visto ser um evento pequeno, até mesmo o espaço (deram-lhes 4x4, nao lhes permitiria), resta-nos esperar pelo IberAnime em Maio em Lisboa, nao sei se há algo mais interessante até lá.
Em relação ás review está bem feita e espelha o evento, parabéns.

C. disse...

parece ter sido fixe... aos pouquinhos Portugal vai la :)

Sandra Black disse...

E eu que há tanto tempo não meto os pés num evento...
Já tenho saudades, homem! A ver se qualquer dia te apanho ;)

E essa moça de cosplay de Batgirl está tão linda <3