quinta-feira, março 10, 2011

Carnaval em Ovar


Já tenho uns quantos anos de Carnaval em Ovar portanto acho que sei quando digo que já foi melhor que o que é... muito melhor. Não falo especificamente do cortejo, isso melhora ou piora de ano para ano mas é realmente isso que traz os visitantes à nossa cidade...

Sim, porque as noites só trazem estragos.

Balanço do Carnaval de Ovar (só de segunda-feira):

  • Dezenas senão centenas de pessoas observadas no ponto de socorro montado especificamente para a ocasião.
  • Miúdos (sim miúdos, que pessoas com menos de 16 anos são miudos para mim independentemente do que dizem) em pleno coma alcoólico. Um deles foi morto para o hospital tendo lá conseguido ser ressuscitado. Não se sabe se teve danos cerebrais ou não.
  • 1 Violação de uma rapariga - Não posso comprovar isto mas creio que é verdade. Tanta gente a falar do mesmo e pessoais que virão a ambulância naquele local não podem estar erradas. Apenas digo de uma mas quem sabe se não houveram mais violações. O local foi relativamente longe da zona principal de festa mas perto o suficiente para que pudesse haver algum género de ajuda se pelo menos houvesse policiamento suficiente. Não estou a atribuir culpas à policia visto que eles fazem o que podem com o que têm, mas a câmara tem o poder de requerer policiamento extra se necessário.
  • Destruição e vandalismo de privados e públicos. Não sei se foi pessoal da cidade ou de fora, mas creio que pessoal de cá também ajudou a destruir as coisas visto que o mesmo tem vindo a acontecer todos os anos.
  • Lixo às toneladas pela cidade toda.

Balanço positivo:

  • Única e exclusivamente para quem ganhou dinheiro com a festa.

Depois de tudo isto, creio que posso dizer que deveriam acabar com a festa nocturna de Ovar. Podem e devem manter o corso carnavalesco pois é por isso que temos Carnaval. Nem tudo pode ser impedido pela policia, mas sanções maiores e privação de venda de álcool aos menores (se bem que esta é e sempre será uma coisa imensamente difícil). Maior policiamento não só das áreas de festa mas também das áreas adjacentes a ela para evitar o que aconteceu.

Se querem ter festa, que a saibam ter controlo dela mesma.

Isto é apenas a minha opinião, mas nada compensa as coisas que aconteceram este carnaval.


3 comentários:

Patricia disse...

É lamentável acontecerem estas coisas...
Algo que é suposto ser feito de alegria e de tempo bem passado.. resultar em tanta destruição.

Realmente tens razão: "Se querem ter festa, que saibam ter controlo dela mesma".
Maior policiamento provavelmente reduziria a quantidade de problemas e destruição observada. Agora é esperar que para o ano realmente trabalhem no sentido de evitar estes problemas.

Ainda assim, espero que te tenhas divertido qualquer coisinha =)

C. disse...

é um bocado falta de civismo, enfim... mentalidade portuga mesmo

Anónimo disse...

Não concordo que por uns paguem outros! É uma festa e a GRANDE maioria sabe divertir-se! Então para isso vamos acabar com os festivais, com as queimas, os jogos de futebol, todas as festas e momentos que trazem alguma alegria à vida!! Agora tirar a diversão de toda a gente por culpa de quem não se sabe comportar? Não me parece justo! Mas é só opinião de quem vive o Carnaval a 150%.
Cumprimentos,

Daniela.