quinta-feira, agosto 04, 2011

Os símbolos de Portugal



Cada país tem os seus símbolos Nacionais, que podem ser pessoas, instituições, músicas, estandartes ou bandeiras, objectos, plantas, animais, monumentos, paisagens, etc. Não somos estranhos nenhuns à nossa bandeira e hino, aos nossos escritores e monumentos, à nossa comida e a tantas outras coisas que faz de nós, o que nós somos.Mas até que ponto é que nos lembramos dos nossos símbolos nacionais quando somos enfrentados com a pergunta "O que é para ti Portugal? O que o simboliza?"

Esta foi uma pergunta que houve durante uma aula durante o mais recente ano de universidade. A surpresa não foi o saber o que faz Portugal, mas sim ou não termos sabido responder a essa mesma pergunta. Alem da nossa fabulosa comida (a qual gosto muito diga-se de passagem), ninguém soube dizer algo mais. Eu incluo-me no conjunto visto que só me lembrei realmente da comida.

Há sempre a possibilidade de simplesmente ninguém se ter lembrado de Camões ou dos Jerónimos, mas também há a possibilidade de hoje em dia, a simbologia de Portugal para a juventude mais nova seja diferente do que a que é para os mais velhos. Também devemos por em causa até que ponto somos capazes de dizer aquilo que nos faz como portugueses, e até que ponto nos identificamos com tal.

Porque este palavreado todo? Gostei dos novos desenhos dos pacotes de açúcar RAR para o café. Símbolos de Portugal, um pequeno desenho à frente e uma pequena definição atrás. Os azulejos, os coretos, os galos de Barcelos, os lenços de namorados, etc. São trinta ao todo, todos com imagens. Ficam com uma lista abaixo.

O que acham? Os símbolos de Portugal mudaram com os tempos ou os tempos mudaram-nos a nós? O que é para vós Portugal? O que vos simboliza como Portugueses?

3 comentários:

*Nightwish* disse...

A filigrana e os lenços dos namorados são daqui (leia.se, Viana do Castelo), por isso sp serão símbolos de Portugal para mim. Acho que um bom símbolo do país é msm o norte, em especial o Minho ^^
Bjs**

danadinho disse...

A primeira coisa que me saltou à mente foi "0 Fado"! Não apenas o fado enquanto música, melodia e letra, mas o Fatum, o "destino"!
Logo a seguir lembrei as caravelas, os Descobrimentos,e o "Velho do Restelo"...ora lá está...a tristeza, o "mau agouro"!
Vinho! O bom vinho português. Pastei de tentúgal, pasteis de nata...
a palavra "saudade"...e tantas outras coisas mais.
Claro que não respondi á tua pergunta...mas de momento, e ianda agora cheguei á clínica, são estas as palavras que me ocorrem. Um bom dia de estudo...ou diversão, consoante.

Unknown disse...

Gostei do li! Realmente nós portugueses praticamente nos lembramos só da comida portuguesa quando nos perguntam como descreve o seu país.
Foi mais além disso, parabéns!
Seria bom que se falasse mais dos simbolos nacionais para o mundo inteiro! :)