quinta-feira, abril 05, 2012

Eu na Galeria de Arte de Ovar - Emerenciano

Podem clicar na imagem e ler caso
estejam interessados na respectiva exposição.

Quem me conhece sabe que não sou grande fã de pintura ou arte, no entanto, sempre que a cultura, seja em que formato for, se apresenta grátis para podermos ver, há que aproveitar. E foi o que fiz. Fui com o intuito de apenas requisitar um livro na biblioteca para ler pela pascoa (requisitei o A fúria dos reis de George R. R. Martin) e acabei por dar lá um saltinho e apreciar o que lá havia.

Confesso duas coisas. A primeira é que nunca tinha posto os pés na galeria do centro de arte de Ovar desde que abriu. A segunda é que sinceramente nunca tinha ouvido falar de Emerenciano. Mas nenhuma das duas me deteve visto que lá fui eu, de livro requisitado na mãe, ver o que a galeria me tinha a oferecer.

http://www.emerenciano-art.com
Podem ver aqui a arte e
algumas das peças expostas.
E lá subi as escadinhas para a galeria e a primeira coisa que descobri é que apesar do tamanho do edifício, fizeram uma galeria relativamente pequena de maneira a aproveitar o espaço para o auditório (que ainda não tive oportunidade de ver).

E em seguida fiquei ligeiramente desconcertado com as peças de arte. Talvez se soubesse o titulo da exposição antecipadamente, "Aqui e agora sem palavras - Imagem escrita e texto visual em Emerenciano", não teria esse impacto todos. Tal como o titulo diz, são pinturas escritas, ou utilizando o nome aparentemente técnico, escripinturas.

Não desgostei de todo pois acabei a tentar ver os quadros tentando identificar os caracteres singulares no seu todo sem perder de vista a posição no quadro inteiro. Passei apenas dez minutos a observar quadros numa sala despejada de pessoas e isso vale a pena visto que o barulho ou conversa pode assoberbar a nossa atenção, não a devotando à apreciação de arte. Pesquisei sobre o senhor quando cheguei a casa apenas para entender quem era.

E ai terminou o meu interesse pela actual exposição de arte que estará disponível na Galeria do Centro de Arte de Ovar até dia 19 de Maio. Tenho de admitir que visitar uma galeria de arte, seja algo que se goste ou não, visto que os gostos diferem de pessoa para, tem o seu je ne sais quoi e saímos com um sentimento cultural mais elevado. Claro que, se for algo que se goste mesmo, o sentimento elevasse muito mais.

Veremos o que há mais para ver em Ovar, que continue claro a ser permanentemente grátis (não me refiro a  exposições grátis só porque uma pessoa é desempregada mas sim porque são realmente grátis e aberta ao público).

2 comentários:

*Nightwish* disse...

Achei super engraçado saber que há quem faça pinturas e que escreva em vez de desenhar =)
Bjs**************

*Nightwish* disse...

Vai ao meu bloguito!
TAG para ti! ^^
Bjs****************