domingo, abril 08, 2012

Planos a algum prazo (Tema do XL)

Bem, como já foi dito antes, a temática hoje foi escolhida pelo XL devido a ter recebido o prémio de 1000º comentário. O XL é metade do blog Até aos cem sendo que a outra metade é a XS. Aconselho a que visitem o blog e vejam as peripécias de u casal bem disposto.


Tema dada pelo XL:
"Ora bem...então após uma tarde de reflexão, aqui via o tema: Sendo tu alguém que está prestes a acabar o curso, ainda por cima tradução que não é exactamente o que tem mais procura, faz um retrato do que pensas fazer da vida. Quando pensas exactamente acabar, perspectivas, possibilidade de ires lá para fora etc, vale?"


Ora, presumo que vou acabar o curso já este ano. Tenho apenas duas cadeiras por terminar. Quanto às perspectivas, creio que preciso de explicar um bocado mais o que posso fazer.

De acordo com o que o curso diz, só podemos fazer tradução (escrita ou falada, revisão, localização, etc) ou ensino (seguindo um mestrado  em ensino), no entanto isto não funciona necessariamente assim. Neste momento há igualmente saídas para turismo, explicações, formação para empresas (após CAP), comunicação empresarial na área da tradução, tudo isto na área das línguas claro. E mesmo assim continuariam a dizer que está complicado para o pessoal de línguas (E imenso cá em Portugal). Já é difícil arranjar trabalho com experiência, imaginem então sem experiência. Felizmente já tenho alguma ainda que noutras áreas.

Experiência em administrativo, orçamentação, apresentação sócio-cultural, entre outras fazem parte do meu curriculum. Também tenho prática de utilizador em computadores, algo que agora toda a gente tem. Em conjunto com o meu curso já posso dizer que teria algumas possibilidades de arranjar emprego. Mas apesar disso, não confio no governo actual nem na situação do pais e sim, ir trabalhar para fora é algo que tem passado pela minha cabeça mais que muitas vezes nos últimos tempos. 

Pessoalmente, ir para fora trabalhar pode significar para alguns que vou fazer trabalhos que aqui não faria. Errado. Eu não tenho medo de trabalhar ou de aprender um trabalho novo. Não acho que existam trabalhos menos dignos, apenas trabalhos que são mais medíocres de se fazer, no entanto, eles têm de ser feitos. Tenho alguns planos para trabalhos de verão na Alemanha (é algo normal e todos os anos chamam pessoal e ter lá o meu irmão evita que pague renda. Inicialmente foi assim que o meu irmão foi para lá.).

Isto apenas para ter alguma segurança monetária para que possa realmente tentar emigrar para o Reino Unido e fazer vida lá. Mas há sempre circunstancias que atenuam a vontade de ir embora. A família é sempre uma. A minha menina é outra. Apesar de ela compreender e querer até ir trabalhar para fora, a distancia é sempre um problema. Mas também acho que é um problema que pode ser resolvido. 

Lamento pelo estado que o pais está mas eu tenho de fazer pela minha vida. Adoro o meu curso e adoro traduzir. Mas não posso esperar que um trabalho apareça e que me chamem para lá. Já fui a entrevistas suficiente para saber que não posso esperar resposta, visto que raramente a dão. E infelizmente a minha aparência não abona a meu favor. Não por ter má aparência ou não me saber arranjar ou tratar de mim, mas simplesmente porque tenho cabelo comprido. E cabelo comprido num homem à procura de trabalho é um problema cá no nosso Paiszeco.

Resumindo:

  • Planeio terminar o curso já este ano. Espero que corra bem.
  • Tenho algumas perspectivas de emprego mas não tenho certeza de nada.
  • E sim, desejo ir para fora.
Espero que tenha explicado tudo bem. É um bom tema para falar e não é algo que já não tenha pensado. 

3 comentários:

*Nightwish* disse...

Claro que vais acabar o curso este ano tonto!! E também sabes que não quero que vás para muito longe de mim, mas se tiver que ser, terá. Depois vou lá ter contigo, e um dia há-de ser definitivamente =)
Bjs***********

O mundo de uma sonhadora disse...

Realmente é pena que este país não ofereça mais oportunidade. Ainda por cima a uma pessoa que se esforça para estudar e tirar um curso e tudo.
É realmente uma pena.
Mas é como tu dizes,se realmente tiver de ser,será. E um dia tu e a tua namorada vão viver felizes lá.
Quanto ao cabelo: acho isso extremamente idiota (para que te julgar por isso).
Acho hilariante que só por uma pessoa ter algo de diferente é quase imediatamente rejeitado. Não percebo.
Mas não ligues,vais ver que arranjas emprego assim. Não mudes.

Beijinho*

XL disse...

Fixe, gostei do post! No entanto 2 comentários:
1 - gostei da tua maneira de ver as coisas, deves ter 20 e poucos, mas percebe-se que já sabes o que a vida custa e queres fazer por ela.
2 - É uma variável que vais ter de contornar, o aspecto fisico, ou seja a cabeleira. É certo que a competência é que deve ser avaliada, mas num local de trabalho...é um factor a ter em conta.

Força nisso!