terça-feira, dezembro 09, 2014

Eu e a Comic Con Portugal 2014


Bem, eu fui à Comic Con Portugal. Como sempre, apesar dos altos e baixos das convenções, eu divirto-me ao máximo. Lamento o que aconteceu em relação à organização do evento, mas eu continuo a divertir-me visto que eu não fui ao evento para ver as pessoas famosas das séries. Se tivesse visto, seria um bónus.

Eu, no Sábado.
Kyouraku Shunsui - Bleach
Fato perfeito? Longe disso. Faltam coisas? Sim.
Consegui divertir-me com um fato claramente incompleto? Obviamente.
Crachá de TBBT
Saco da AXN
Bloco de notas de The Walking Dead em troca de meio litro de sangue
Dois daquelas cenas de meter ao pescoço
Panfleto que me ajudou a dizer o que era cosplay.

Também gostaria de relembrar, que se não fosse o meu caso especial de ter sido convidado para apresentar o concurso de cosplay (o qual agradeço imenso por se terem lembrado de mim dois meses antes sequer da convenção) e por isso não ter pago o bilhete, eu não iria lá pois infelizmente, os preços são impeditivos para mim. Visto que estava nesta posição, tive a oportunidade de oferecer um bilhete à minha menina (quando digo oferecer, significa que fui à FNAC e comprei-o) e lá fomos nós os três dias.

Diga-se de passagem que no primeiro dias, estivemos mais tempo dentro de transportes públicos que dentro da convenção. De qualquer maneira, o primeiro dia foi passado calmamente a passear lá pelo meio, a dizer olá a pessoas que só vemos uma vez por ano, provar que tenho realmente uma namorada e que ela não é um mito, etc.








No segundo dia, dia de trabalho para a minha pessoa, já fui um pouco mais a preceito. Levei o cosplay da primeira imagem. Já sei que não está completo ou perfeito. Eu apenas vou pela diversão.  Este foi o dia que aquilo estava cheio de gente. Pessoal famoso a dar autógrafos e tal. Algo que me passa um bocado ao lado. 

A minha menina experimentou pela primeira vez cosplay (E agora não quer outra coisa) e o que é pedirem para lhe tirar fotos e o seu afilhado e amiga fizeram algum furor aparentemente.





De minha parte, já só no fim do dia é que trabalhei na respectiva apresentação do concurso de cosplay. Algumas complicações técnicas mas nada que não se tenha resolvido na hora, excelente equipa nos bastidores a ajudar, grande público que me achava graça (um público fez a apresentação, furor e festa sozinho). Desde já, parabéns a todos os cosplayers. Estiveram todos muito bem e de minha parte a escolha dos vencedores seria complicada. Ainda bem que não estive nessa posição. Um grande obrigado a todos os que me deram os parabéns e que disseram que fiz um bom trabalho... obviamente que não sabem do que estão a falar. ^^

O dia acabou comigo literalmente a correr auditório fora para trocar de roupa e ir apanhar táxi para ver se chegávamos a tempo ao comboio... We made it.

Eu com o tal panfleto que me deu a definição do que andava lá a apresentar.
Fonte: Rubber Chicken
Passinhos de Ballet durante a apresentação estão na moda.
Fonte: Rubber Chicken

Último dia - mais descanso e dia de comprar cenas. Tive pena de não ter conseguido comprar o livro de I am Legend por 5 euritos, mas lá me foi possível oferecer o primeiro da trilogia das Jóias Negras à minha menina. Foi também a vez de me meter nas filas para receber algumas ofertas e de experimentar o Settlers of Catan, um jogo de tabuleiro muito engraçado e fácil de aprender, onde dei uma abada descomunal às pessoas na primeira vez que joguei (E depois alguém ficou muito aborrecido por o jogo não lhe estar a correr bem).

"Coisa mai linda."



Foi também dia em que me filmaram e perguntaram coisas... espero não ter dado tantas pataguadas como as que dei no concurso... aquilo da noite nocturna ou da dicotomia não dá com nada. 

Coisas relacionadas com o resto da convenção.

Vamos lá meter a coisa cá para fora. Eu não sou organizador, nem estou ou estive anteriormente em qualquer organização de nenhum evento. Não sei nada de logística, organização nem segurança. Faria um trabalho melhor??? NÃO!

Do meu ponto de vista, se publicitam tão fortemente a vinda de pessoas famosas à convenção (ainda que muito poucas), têm de estar preparados para que venham fãs em força vê-los. Creio que houve uma monumental falta de organização nessa área.

Igualmente, se têm voluntários, deviam controlá-los melhor. Não é por ser voluntário que lhes dá o direito de se enfiarem na fila para autógrafos só porque sim. Não estou contra os voluntários não poderem apreciar o evento em si. Por favor, se têm tempo para isso, aproveitem pois acho que merecem. Mas não acho que devem usar essa posição para ultrapassar pessoas que já estão na fila faz horas.

Creio que comentei igualmente o facto de a zona de restauração ter de ser maior ou dividida para quem come lá ou para quem traz de casa. Dava jeito devido às filas descomunais de 100 ou 200 pessoas para algumas das bancas de comes e bebes.

Por fim, e creio que é das opiniões mais importantes, acho que deviam dar um local mais central aos desenhadores e artistas de BD. Colocaram-nos num local em que só fui lá duas vezes, e que na segunda foi para sair do evento. Não digo que sou grande fã de banda desenhada mas há muita gente que é. Por favor! O nome da convenção é COMIC Con. Não esperava que só houvesse BD, mas esperava que estivessem numa zona mais central.

Espero que para o ano façam melhor pois este ano ficou bastante aquém do que podia ter sido uma grande primeira Comic Con por terras lusas.

Querem ver mais fotos? A minha menina vai meter mais no Blog dela: words-a-la-carte.blogspot.com

PS. Perdi a tampa da minha lente da máquina fotográfica. Estou muito triste!








2 comentários:

*Nightwish* disse...

Gostei assim paletes e pacotes disso!! Para o ano vamos outra vez, sim?!?! (Começa já a juntar dinheirinho!!) E o teu cosplay estava mesmo fixolas ^^
*******

Bruno Macedo disse...

Concordo plenamente com a review que fizeste. Como frequentador de comicons internacionais eu fiquei admirado de ver a facilidade com que os voluntários andavam a usufruir dos vários serviços oferecidos no evento muitas vezes durante o suposto horário de voluntariado. Se havia algum controlo efectuado pela organização eu não o vi. Partilho tambem da mesma opinião a nível da oferta de restauração e localização dos desenhadores e artistas de BD. Houve claramente muito espaço dentro do recinto mal aproveitado. Gostei de ver o concurso de cosplay, foi a 1ª vez que assisti a algo assim e juntamente com a minha irmã ficamos com imensa vontade de participarmos no ano seguinte.