domingo, agosto 09, 2015

O Tio tenta fazer um bolo (sem queimar muito)

Quem me conhece sabe duas coisas:
  1. Eu não sei fazer doçaria e sempre que tento sai tudo com a aparência de um buraco negro e com a consistência de um bocado de madeira esturricado. Independentemente de quantas vezes me disserem que o sabor até está bom, eu nunca vou acreditar que um bolo deva se parecer com um cenário do fim dos tempos;
  2. Eu sou intolerante à lactose e, tal como uma rica personagem da série The Big Bang Theory, eu consigo fazer com que ninguém possa estar na mesma casa que eu se eu comer um bocado de queijo ou beber um bocado de leite.

Hoje, domingo, dia de fazer nenhum e descansar de papo parar o ar (coisas que tenho feito muito nos últimos tempos não por escolha), decidi dar uma nova chance ao bolo de limão sem lactose. Esta já foi a terceira vez! As duas tentativas anteriores pareciam um meteorito caído do espaço com um aroma intenso a limão. Posso desde já dizer que o bolo não queimou e até tem uma boa aparência. E em honra da minha tentativa bem-sucedida, deixo aqui a receita.



Bolo de Limão (sem lactose)

Ingredientes:
4 ovos
400 gr de açucar
260 gr de farinha (s/ fermento)
100 ml de óleo
1 colher de chá de fermento em pó
Sumo e raspa de 1 limão grande (ou caseiro se é que me entendem)
Manteiga vegetal / soja / óleo e farinha para untar

Passos:
  1. Bater os ovos com o açúcar até ter um creme claro e fofo;
  2. Juntar o óleo, sumo e raspa de limão e bater até estar tudo bem misturado;
  3. Misturar a farinha com o fermento.
  4. Adicionar a farinha com o fermento à massa e envolver sem bater (NO TIME FOR THAT! eu usei a batedeira);
  5. Levar a cozer em forma untada e enfarinhada a 180º durante cerca de 30 / 40 minutos. (Quem sabe ver quando o bolo está feito, sabe utilizar a técnica do palito. Eu tive de chamar a menina pois o palito não me curte).

Como podem ver ver pelas imagens acima, tem um aspecto aceitável. Apesar de tudo, queimei o fundo na mesma. Acho sinceramente que não consigo fazer doce nenhum que não vá queimar, mas dá para o lanche e há poucas coisas melhores que comer bolinho quentinho (morno vá). Experimentem vocês e se conseguirem fazê-lo sem queimar, venham gabar-se que eu não me importo!

4 comentários:

*Nightwish* disse...

Ficou muito bom sou totó!! E queimar no fundo também eu queimo, deixa estar, é normal tendo em conta o forno que é =P
Tens que treinar mais vezes ^^ ****

C. disse...

vá ficou crocante lol

Xs disse...

Apesar do ligeiro tostado ficou com ótimo aspeto!!
Às vezes também me acontece, mas até fica bom! :)

Raphys disse...

Isso às vezes também me acontece. Para o bolo não queimar no fundo deve-se pôr um tabuleiro com água no fundo do forno, o bolo vai demorar um bocado mais a cozer, mas não vai queimar.