sexta-feira, dezembro 30, 2011

Doce de kiwi

Cansado de fazer nada, decidi fazer doce de Kiwi. Só porque me apeteceu tão a ver. Ficou bom e com uma boa consistência (da ultima vez que tentei foi de maçã e ficou com a consistência de marmelada). Está neste momento a arrefecer e ai sim verei como ficou, mas estou esperançado.



Porque doce quando podia comprar no supermercado? Primeiro, não há doce de kiwi nos supermercados de cá e se por acaso houver, nunca vi. Segundo, devido aos óbvios aumentos de IVA, tudo o que é compotas e doces ficam mais caras. No entanto, a fruta vai manter o seu IVA logo compro fruta e adiciono o açúcar. Mas felizmente dão-nos sempre bastante fruta, logo só gasto no açúcar e outros condimentos (tipo canela). E também, porque até gosto, ofereço sempre uns fraquinhos a quem quer e gosta.

Ficam aqui com a receita, espero que gostem.

Receita (Fonte - Sabor Intenso) Aconselho vivamente as receitas deste site. Já fiz umas quantas e continuo a ir lá buscar mais:


Ingredientes:


1 kg de kiwis descascados e cortados em rodelas
700g de açúcar
200 ml de água
Sumo de 1 limão
1 pau de canela

Preparação:

Numa panela, coloque o kiwis, o açúcar, o sumo de limão, a água e o pau de canela.
Mexa e deixe cozinhar durante 1 hora em lume brando.
Mexa de vez em quando com a colher.
Passado 1 hora apague o lume.
Depois da compota fria, guarde em frascos que vedem bem.

PS: Como experimentei primeiro, reduzi tudo para metade.
PS2: Não tinha pau de canela logo foi mesmo uma colher de chá de canela em pó. Canela em pau será obviamente melhor mas não havia.
PS3: Eu deixo arrefecer directamente nos frascos.
PS4: Eu não passo a fruta depois de estar tudo cozido. Apesar de na primeira vez o ter feito, eu gosto de ver a fruta lá no meu. Creio que dá outra apresentação.





3 comentários:

*Nightwish* disse...

Também gosto das compotas com pedacinhos de fruta lá dentro. Sabe bem dar umas trinquinhas nos pedacinhos, parece mais genuíno =P E já sabes que eu quero provar da tua compotaaaaaa!! =P
Bjs*******

Sandra disse...

Muito prendado, o menino :P
Conheço esse tal Sabor Intenso, é realmente muito bom apesar da mulher meter manteiga e margarina em tudo,blergh, eu cá prefiro azeite.

XL disse...

A Xs hoje lembrou-se de fazer batido de kiwi para o pequeno almoço...haaaaa até fazia crescer cabelos no peito!
Decididamente não é a fruta ideal para batidos